Objetivos
- Interpretar, explicar, e caracterizar os diferentes conceitos energéticos e ambientais, capazes de ajudar na escolha da concepção do sistema frigorífico mais eficiente, em termos energéticos e ambientais, sem colocar em causa os princípios termodinâmicos.
- Adquirir e aplicar os conceitos termodinâmicos do frio industrial, operar com os sistemas frigoríficos, dimensionar e seleccionar os sistemas, equipamentos e os meios de regulação controle e segurança das instalações, numa óptica de optimização energética relevante.
- Planificar e planear a montagem do circuito frigorífico, dos meios e componentes fundamentais, de acordo com a base da concepção frigorífica, e realizar os cálculos matemáticos tendo em conta a dimensão e a complexidade do circuito frigorífico.
- Saber avaliar, comparar, analisar criticamente e validar os cálculos do circuito frigorífico, em termos energético e ambientais, tendo em conta a optimização do sistema.
- Manusear completamente os diagramas, as cartas técnicas, tabela técnicas e as fichas técnicas, de forma realizar as escolhas adequadas, em termos energéticos e ambientais.